Carreira pública: conheça os benefícios e se prepare para um concurso

06 Out 2021 | 275 Visualizações | Concurso Público | por

A tão sonhada estabilidade profissional pode ser uma realidade na vida de muitas pessoas. Principalmente aquelas que optam por uma carreira dentro do serviço público. Questões como reconhecimento e ascensão profissional, garantia de direitos e qualidade de vida são aspectos valorizados. E eles costumam se encontrar nos cargos públicos. 

Seja a nível municipal, estadual ou federal, a área é muito cobiçada, o que torna os concursos públicos muito competidos. Afinal, unem-se segurança de permanência na área de ingresso e mercado de trabalho à estabilidade. Mas há ainda outros benefícios diferenciados que precisam ser valorizados. Confira!


Estabilidade profissional


Garantida pela Constituição Federal, a estabilidade profissional é um dos principais e mais convincentes argumentos favoráveis à carreira pública. No serviço público, após 3 anos de exercício, é garantida a segurança no cargo.

O trabalhador só pode ser demitido caso cometa uma falta grave. Ou seja, caso quebre o próprio Estatuto ou Regimento, correspondente ao seu cargo. De qualquer maneira, isso só se dá após uma sentença judicial. E o direito ao contraditório e a ampla defesa é resguardado.


Salários melhores

A remuneração é e sempre foi um posto de extrema importância, inclusive na escolha da carreira. Assim, no funcionalismo é um quesito significativo e que atrai candidatos. A comparação é visivelmente superior à iniciativa privada. Isso mesmo com o mesmo grau de instrução. O estímulo ao desenvolvimento por meio de formações acadêmicas é valorizado. É previsto repasses financeiros conforme escolaridade.


Sem necessidade de experiência prévia

A maioria dos concursos é dirigida a pessoas de nível médio. Ainda assim, nível superior também possui inserção nesse meio. Aqui, mesmo sem experiência, o profissional recebe a oportunidade de iniciar a carreira de forma digna. 


Qualidade de vida

A carga horária é fixa e determinada no edital do concurso. Raramente se exigem horas extras. Aspectos que se destacam consideravelmente da iniciativa privada.

A medida motiva que o concursado busque aperfeiçoamento na área. E estimula o crescimento profissional, mas também pessoal. Além do mais,  férias e recessos no final de ano são direitos garantidos, entre outros benefícios. Pontos que vão ao encontro de uma valorização ao tempo para si mesmo e família, o que reforça a qualidade de vida.


Direitos e benefícios

São cumpridos os direitos comuns a todos os trabalhadores formais previstos na CLT. Ademais, o servidor também recebe adicional por tempo de serviço. Os trabalhadores do funcionalismo recebem ainda aumento percentual sobre o salário de acordo com o número de anos trabalhados. Assim, quanto maior o tempo, mais alto é o percentual.

Outro aspecto relevante são as licenças remuneradas. É incluso o afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados. Há a possibilidade de realizar cursos de capacitação e reciclagem. Iniciativas como licença-prêmio também são asseguradas. A licença não-remunerada também. Esta se dá por períodos de até dois anos. Além disso, abono de determinado número de faltas anuais, planos de previdência complementar, entre outros. 


Como iniciar a carreira pública?

O ingresso na carreira pública se dá por meio de concurso. Desta forma, é necessário estar atento aos processos disponíveis e exames em aberto. A preparação para uma boa nota requer muita dedicação. Afinal, tratam-se de vagas muito competidas. 

Assim, após o mapeamento das possibilidades de atuação, é preciso estabelecer um planejamento e método de estudos. Aspectos como o desenvolvimento emocional, inclusive, contam muito para este momento de extrema concentração. 

A escolha de uma escola preparada para este tipo de exames também pode ser determinante para o sucesso dos seus estudos. Por isso, buscar um espaço com estrutura e professores qualificados pode ser um ótimo investimento para quem quer avançar nesta área. 

Por isso, escolha a sua área e comece agora mesmo a gerar esta transformação para o seu futuro. E conte com a ACB Centro de Ensinos! Aqui seu aprendizado valorizado e o seu tempo muito bem aproveitado. Conheça a Escola e conte com a gente para ascender!