Veja por que a melhor idade também deve investir em cursos de capacitação

06 Out 2021 | 196 Visualizações | Terceira Idade | por

Cada vez mais é notável a oferta de cursos específicos para pessoas na terceira idade. Se antes esta inserção não era tão percebida, hoje se nota um nicho. Este visa incluir mais este público em iniciativas de conhecimento e aperfeiçoamento. Com vista, sim, no mercado de trabalho. Mas também com o objetivo de mantê-lo ativo e integrado às mudanças e comportamentos sociais, que requerem atualização constante.

 

O idoso e o mercado de trabalho

Permanecer no mercado de trabalho. Este é apenas um dos motivos para a necessidade de atualização do público na terceira idade. Mas um motivo robusto e que impulsiona a entrada desse público em escolas e espaços de qualificação. Afinal, é preciso arcar com uma rotina de despesas básicas. E complementar o valor da aposentadoria é uma realidade da maior parcela deste público. 

Segundo o IBGE, 7,2% do mercado de trabalho ativo era composto por idosos, em 2028. Em 2012 este número era de 5,9%. Ou seja, é possível acompanhar o crescimento, impulsionado, inclusive, pelo aumento deste público na sociedade como um todo. 

Pessoas com idade superior a 60 anos acreditam não precisar se retirar do mercado. Pelo contrário, sabem da capacidade em desempenhar diferentes papéis e funções. E se reconhecem aptas a desempenhar um bom trabalho, podendo, inclusive, colaborar com experiência para empresas que oportunizam isso.

 

Oportunidade x Necessidade 

Da mesma forma que o público mais jovem, é fundamental investir em capacitação. Pois é por meio de cursos que se promovem as qualificações. E são elas que garantem a permanência em determinadas áreas do mercado. Ademais, é nas capacitações que se aprendem ofícios distintos, criando novas possibilidades de renda também. 

A fase da terceira idade é vista ainda como um momento em que há mais tranquilidade na rotina. Desta maneira, há um tempo maior para que este público dedique tempo para obter mais conhecimento. 

Bem como possui maior segurança para fazer escolhas dentro daquilo que se sabe ou gosta de fazer. Como um sonho sempre adiado por conta do ritmo de vida e que agora ganha espaço. Esta é, inclusive, a idade em que algumas pessoas vão se aventurar no empreendedorismo com negócios próprios e até mesmo mais ousados. 

Todavia, independente das condições financeiras deste público, buscar por atualizações é de fundamental importância. Os cursos de capacitação são formas bastante eficientes de permanecer ativo e atualizado em relação às mudanças constantes da sociedade.

 

A terceira idade e as novas ferramentas 

E se a atualização da pessoa na terceira idade ocorre, outras frentes também estão atentas a esse movimento. Com o maior apelo ao uso da internet, por exemplo, este público mais próximo ao analógico precisa se reiventar. E incluir o consumidor da terceira idade, por exemplo, não é mais uma expertise. Mas uma necessidade. 

E esse público também quer estar nas plataformas. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os idosos estão cada vez mais conectados. Inclusive, eles representam uma parcela importante no consumo no país. Os dados obtidos apontam que cerca de 82% deles utilizam a internet para se comunicar, se informar e comprar todo tipo de produto e serviço. ⠀

E o que impede qualquer movimento para esta familiarização é apenas as dificuldades tecnológicas. Das iniciativas que não se adaptam,sem dúvidas, mas também dos usuários. Que possuem algumas limitações. 

 

Terceira idade e a demanda circular de atualização 

As marcas perceberam a necessidade de atualização. A terceira idade também. E porque este público está cada vez se sentindo mais aceito e convidado à esta atualização. Seja por meio de abordagens específicas. Seja pelas adaptações de escolas de capacitação e centros de ensino.

E uma série de outros motivos embasam essa demanda. Confira, portanto, os principais benefícios para se investir em cursos de capacitação na terceira idade.

Prevenção de doenças: o estímulo para o cérebro com a aprendizagem de novas informações diminui as chances de desenvolver demências.

Melhora na socialização: Ainda que seja necessária uma adaptação, que pode, sim, ser mais difícil no início, a socialização deste público é um grande ganho. Estar em um ambiente que foge do comum abre a possibilidade de novas amizades. E o convívio entre diferentes gerações proporciona trocas benéficas. Tanto para os jovens quanto para as pessoas na terceira idade.

Autoestima elevada: por conta do envolvimento com área, meio e tema novo e de interesse , a pessoa na terceira passa a se sentir mais feliz e realizada. Isso influencia diretamente na autoestima e faz com que ela se sinta ainda mais motivada a continuar nesta trajetória de novas escolhas.

Novas possibilidades de vida: é comum que muitas pessoas nesta faixa etária passem, apenas nesta fase, a permitir-se olhar para a vida com outros olhos. Os desejos, sonhos e planos que, por vezes, são esquecidos ou anulados ganham outro corpo, outra forma de serem encarados. Voltar a estudar faz com que estes idosos encontrem motivação na vida.

Independência em vários aspectos da vida: o envolvimento permite uma maior autoconfiança que é refletida em outros campos da vida. Inclusive, abre o olhar para outras abordagens de problemas ou situações complexas da vida. Como pensar novas soluções ou criar novas ideias.

De maneira geral, investir em cursos de capacitação na terceira idade pode dar meios deste público permanecer envolvido consigo mesmo. Seja pessoal ou profissionalmente. E o ideal quando se busca adentrar neste caminho de possibilidades é buscar ambientes e demais espaços que também estejam preparados para isso. 

Na ACB, o ensino de diversos cursos de capacitação para o mercado de trabalho ou para uma vida mais confortável e otimizada são adaptados para as necessidades e particularidades do público na terceira idade. Assim, o aproveitamento é 100%. 

Já conhece as alternativas ACB para a terceira idade voltar a estudar? Contate-nos! Será um prazer trazer para você ou para quem você ama outras perspectivas para se reinventar!