Enem: entenda porque uma boa redação pode fazer toda a diferença em sua avaliação

13 Out 2021 | 1166 Visualizações | Enem | por ACB Centro De Ensino

É cada vez mais comum que universidades e demais instituições de ensino se utilizem do resultado do Enem como avaliação. Afinal, além de todas as áreas previstas, o Exame Nacional do Ensino Médio testa a habilidade discursiva pela redação. É por meio desta proposta que se observa a familiaridade do candidato com assuntos inicialmente relevantes para a sociedade.

Além disso, a capacidade de expressão via texto escrito, com argumentos e respeito à estrutura, dizem muito sobre o aluno. Alguém que consegue explanar opinião, de forma clara e objetiva, valendo-se de informações relevantes e bem colocadas, demonstra maior aptidão.

Assim, a redação é um mecanismo eficiente de análise, o que destaca ainda mais a sua relevância neste tipo de processo. Confira alguns aspectos que enfatizam a importância de uma boa redação!

 

Redação Enem: é preciso estar atualizado

O Enem vai além de um exame que verifica conhecimentos em diversas áreas. Isso porque, além de retomar questões vistas ao longo da vida escolar, exige atualização com os acontecimentos do mundo. 

Verificar os temas de redação trazidos nas últimas edições é um caminho. Pois, ainda que eles não se repitam, é um meio de se ter ideia do que já foi proposto. Estar a par dos acontecimentos que impactem a vida das pessoas pelo mundo tende a ser uma estratégia importante para o candidato. A leitura de jornais e revistas, bem como redes sociais, pode ser um mecanismo de busca para mais informações.

 

Redação enquanto meio de testar conhecimentos e argumentação 

Ainda que diversas áreas sejam debatidas no exame como um todo, a redação é uma oportunidade de explanação daquilo que se sabe. Diferente de respostas objetivas, aqui é preciso melhor do que nunca estruturar ideias e argumentos. As técnicas aprendidas em sala de aula, somadas a leitura constante e olhar crítico às situações se encontram aqui. E isso em si já justifica tamanho peso da redação no Enem. 

Ademais, por se tratar de uma avaliação individual de cada participante, a redação é critério de desempate. Seu peso, por exigir tantos cuidados, é maior que o restante da prova. Aqui a Teoria da Resposta ao Item (TRI) não se aplica. E isso garante a integridade da nota se você se sair bem. 

 

A importância de se preparar para a redação do Enem


Pior do que algumas falhas é não obter nota nenhuma. Então, nada de ignorar a redação ou zerá-la. E, para conquistar a nota mil, é preciso observar algumas competências que são avaliadas. Entre elas: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta, seleção das informações, construção da argumentação e proposta de intervenção.

Outros pontos também podem ter grande impacto, antes mesmo da leitura do texto. O cumprimento do número mínimo de linhas e a fuga do tema proposto são alguns destes pontos. A desobediência da estrutura dissertativa-argumentativa, bem como a escrita de impropérios ou tentativas de anulação da prova também. 

Qualidades que os alunos precisam desenvolver para uma boa redação de Enem

Como já dito anteriormente, desenvolver competências é fundamental para o sucesso na redação. 

-Demontre domínio da norma culta da língua escrita: atente a sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; e ortografia. Além disso, busque se adequar a proposta formal de produção exigida.

- Compreenda a proposta de redação: buscar referências em diferentes áreas e capacidade argumentativa é fundamental. Por isso, seu texto dissertativo-argumentativo deve fornecer dados, informações e conceitos amplos em defesa de seu ponto de vista.

- Estimule a capacidade de organização: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista é imprescindível. Um tipo de exercício avaliado aqui, mas que impacta para a desenvoltura em diversos âmbitos. 

- Apresente uma proposta de intervenção: a redação do Enem também exige que o candidato tenha condições de apresentar uma intervenção ao problema apresentado. Assim, a ideia é trazer uma proposta de solução elaborada por si, com respeito aos valores humanos. O respeito à diversidade sociocultural também é de extrema relevância aqui.

E, por fim, mas não menos importante, dedicar um tempo e um espaço tranquilo para aplicar estas estratégias e estudar é fundamental. E, neste sentido, uma escola preparatória pode ser a medida mais adequada para esse aprendizado.

Por isso, procure uma instituição que valorize as ferramentas atuais, conte com um corpo docente qualificado e estrutura preparada. Aposte em uma escola que tenha a experiência e método de ensino dinâmico para garantir uma aprendizagem integral. E conte com a ACB para esta missão!