Veja 5 motivos para investir em cursos profissionalizantes ainda no ensino médio

06 Out 2021 | 213 Visualizações | Ensino | por

Você está preparado para o mercado de trabalho? É importante ter em mente o que se busca da rotina profissional para poder encaminhá-la. Neste sentido, os cursos profissionalizantes são meios úteis pela sua aplicabilidade. Afinal, eles visam a qualificação para a área de atuação. 

Da mesma forma que permitem o aperfeiçoamento sobre temas específicos e aprofundamento daquilo que se tem afinidade. E, diferente de um curso técnico, o profissionalizante costuma ter duração mais curta. Mas qual o momento para iniciar esta introdução?  

O quanto antes! Por isso, é comum que ainda no ensino médio se estimule essa qualificação. Pois ao término desta etapa, o estudante já teria a preparação ideal para essa iniciação. Mas há inúmeros outros motivos que justificam o ingresso em cursos profissionalizantes ainda no ensino médio. Confira!

 

Ensino médio: o momento certo de ingressar em cursos profissionalizantes

 

Quem pode se dedicar aos estudos e qualificações profissionais ainda no ensino médio, deve fazê-lo. Afinal, os motivos são inúmeros, veja!

1. Ingresso cedo no mercado

Começar a investir cedo em qualificação profissional aumenta as possibilidades de ser contratado. A qualificação é cada vez mais exigida. E quando se está em idade escolar, as chances de estágio aumentam também. Assim, é possível obter experiência, que também é muito exigida dos profissionais.

Os cursos profissionalizantes costumam ser mais rápidos, pela carga horária menor, e funcionais, por focar em tarefas práticas. Eles também costumam ser mais acessíveis em relação a custo. O que favorece o público direto, composto por jovens em fase escolar. 

2. Mais opções de qualificações

Se qualificação e atualização constantes são buscas do mercado, o profissional que apresentar maior variedade tende a ter mais alternativas de escolha. Assim, existe a possibilidade de uma formação diferenciada, com conhecimentos diversos e complementares. Ou mesmo muitas alternativas de experimentação. Caso uma área não agrade, ainda são possíveis outras alternativas. 

3. Maior custo-benefício 

Diferente de cursos superiores, os profissionalizantes são consideravelmente mais baratos. Custando, em média, ao menos 40 a 60% a menos. E, considerando que ele pode ser conciliado com o ensino médio, garante ao estudante uma chance maior de absorção. 

Ademais, essa iniciação também colabora para a avaliação de uma graduação ou outra qualificação na área em momento posterior. Afinal, tendo em vista a função vivenciada, a escolha por permanecer ou não nela é mais fácil. Economizando tempo e dinheiro. E nada impedirá uma excelente qualificação profissional com o tempo ou mesmo uma mudança de área.

4. Capacitação mais rápida

Muitas pessoas começam a trabalhar ainda no ensino médio. Mas mesmo que não seja esse o ponto, o aluno estará mais preparado para as oportunidades que virão. Cursos curtos oportunizam que outras qualificações sejam feitas. E isso permite ao profissional estar cada vez mais lapidado.  

5. Formações específicas e direcionadas

O mercado de trabalho tem sido tão pontual naquilo que exige, que é importante  se preparar para as demandas urgentes. Ou seja, com cursos profissionalizantes é possível focar no que realmente se faz dentro do cargo. Assim, estar atento às maiores necessidades é uma dica para quem ainda está na fase de escolha. 

 

Aposte em qualidade na hora de se qualificar

Curso profissionalizante é sim uma qualificação de um profissional. Por isso, mesmo para aqueles que já atuam no mercado, é imprescindível estar em constante atualização. Isso prepara e ajuda o profissional a se destacar diante de outros. 

A ideia é que ela inicie logo, mas sem atrapalhar o desempenho do estudante em sua formação escolar básica. Pois ambas são extremamente importantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. E fazê-lo sem abrir mão da qualidade, para fazer este investimento de fato valer a pena.

Desta maneira, contar com uma escola séria, com estrutura e reconhecimento é fundamental para garantia de uma escolha assertiva. E na ACB você encontra o apoio e suporte educacional de profissionais embasados e experientes, que vão compartilhar conhecimento em prol da sua evolução! Conheça a ACB!